domingo, 16 de dezembro de 2007

Vale do Paraíba Paulista: Geral




A Bacia do Vale do Rio Paraíba do Sul é uma região entre leste do Estado de São Paulo e sul do Estado do Rio de Janeiro que encontra-se entre as Serras do Mar e Mantiqueira sendo consideradas umas das quatro Bacias prioritárias pela Agencia Nacional de Águas (ANA) (Simões & Barros, 2005).
Fazem parte da região do Vale do Paraíba Paulista os município de:
Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Guararema, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Silveiras, Taubaté e Tremembé.


A região do Vale do Paraíba teve seu desenvolvimento iniciado a partir do século XIX com a expansão agrícola da cana-de-açúcar e, posteriormente, em maior escala com o cultivo do café (Abreu, 1991). No entanto, as atividades agrícolas, naquele período, se desenvolviam nos morros e encostas; já a região de várzea era uma área improdutiva, mas que hoje é a parte onde se encontram as terras mais agricultáveis do Vale (Marcondes, 2000).
O Vale do Paraíba passou por inúmeras mudanças, sendo uma dessas grandes modificações foi à retificação do curso do Rio Paraíba, por volta dos anos de 1950, e a abertura de canais das áreas de planície aluvial, eliminando o problema das enchentes e viabilizando a agricultura na região de várzea (Marcondes, 2000; Prado, 2005; Simões & Barros, 2005). E aproximadamente desde a década de 80, o Rio Paraíba vem sofrendo intenso impacto da atividade mineraria ao longo de suas margens.




Referências:


_Abreu, M. M. 1991. Taubaté: de núcleo irradiador de bandeirismo a centro industrial e universitário do Vale do Paraíba. Edição do autor. 142 p.


_Marcondes, J. M. P. 2000. O Visconde da Palmeira e a Cidade Imperial. JAC Gráfica e Editora.


_Prado, J. B. 2005. Conto, canto e encanto com a minha história... Taubaté: Cidade Educação, Cultura e Ciência. Editora NOOVHA AMERICA.


_SIMÕES, S. J. C. & BARROS, A. P. 2005. Variabilidade climática e seus efeitos na disponibilidade hídrica superficial – A Bacia do Rio Paraíba do Sul, Sudeste do Brasil. Disponível em: http://www.unizar.es/fnca/america/docu/1632.pdf. Acesso dia: 16 de outubro de 2007.

Nenhum comentário: